Corpos Estranhos

Corpos Estranhos

 Pequenas partículas de poeira, carvão, areia, grãos diversos, sementes ou pequenos insetos, podem penetrar nos olhos, no nariz ou nos ouvidos.
 
Primeiros Socorros

  Olhos:
Nunca esfregue o olho, não tente retirar corpos estranhos escravados no globo ocular.
1. Faça a vítima fechar os olhos para permitir que as lágrimas lavem e removam o corpo estranho.
  Caso o processo não der certo, lave bem as mãos e adote as seguintes providências:
2. Pegue a pálpebra superior e puxe para baixo, sobre a pálpebra inferior, para deslocar a partícula.
3. Irrigue o olho com água limpa, de preferência usando conta-gotas, peça à vítima para pestanejar. Caso não surta efeitos desejados, passe às terceiras providências:
4. Puxe para baixo a pálpebra inferior, revirando para cima da pálpebra superior, descoberto o corpo estranho, tente retirá-lo com cuidado, tocando-o de leve com a ponta úmida de um lenço limpo.
Atenção: Caso o cisco esteja sobre o globo ocular, não tente retirá-lo. Coloque uma compressa ou pano limpo sobre o olho (fechado) e encaminhe a vítima a um hospital. O socorro médico deverá ser imediato no caso de um corpo estranho encravado no globo ocular.
 
  Nariz:
1. Comprima com dedo a narina não obstruída. Com a boca fechada tente expelir o ar pela narina em que se encontra o corpo estranho.
2. Não permita que a vítima assoe com violência.
3. Não introduza instrumentos na narina (arame, palito, grampo, pinça etc.). Eles poderão causar complicações.
4. Caso o corpo estranho não puder ser retirado com facilidade, procure um medico imediatamente.
 
  Ouvidos:
1. Não introduza no ouvido nenhum instrumento (ex.: arame, palito, grampo, pinça, alfinete), seja qual for a natureza do corpo estranho a remover.
2. No caso de pequeno inseto, o socorro imediato consiste em colocar gotas de azeite ou óleo comestível no ouvido, a fim de imobilizar e matar o inseto.
3. Conserve o paciente deitado de lado, com o ouvido afetado voltado para cima. Mantenha-o assim, com o azeite dentro, por alguns minutos, após os quais deve ser mudada a posição da cabeça para escorrer o azeite.
Geralmente, nessa ocasião, sai também o inseto morto.
4. Caso o copo estranho não puder ser retirado com facilidade deve-se procurar assistência médica imediatamente