Pioneria

Pioneria

Pioneirias

Pioneirias são construções artesanais, feitas com materiais naturais e de durabilidade relativa.  

Servem para aumentar o conforto do indivíduo e desenvolver: coordenação motora e mental, habilidades no trato de ferramentas de corte, regras de segurança e desenvolver a criatividade. Preservando-se a natureza, recomenda-se que as pioneirias sejam feitas com bambus empregando-se diversos diâmetros e as amarras feitas em sisal. Para o corte pode-se usar, serrotes, facões, tralha, faca e canivete. Nos cuidados são observados: a necessidade de serem realmente feitas, a preservação da natureza (matas, árvores e pequenos animais), regras gerais de segurança, ferramentas e planejamento da pioneiria, conhecimento dos nós e amarras indicadas (serem muito bem feitas), terreno adequado para suportar a pioneiria e a limpeza do local.

Criada a necessidade de fazer construções em acampamentos, nasce no jovem o espírito inventivo e construtivo que leva dentro de si. Construir pioneirias é assunto da auto-educação porque da formação e proporciona uma abundancia de satisfações.  

A criatividade quando se constrói pode chegar a níveis surpreendentes para o próprio construtor, portanto, toda iniciativa deve ser totalmente apoiada, em especial quando é para criar coisas úteis e práticas.


6º Artigo da Lei Escoteira: 

O ESCOTEIRO É BOM PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS.  

Por ser bom para os animais e as plantas, o escoteiro protege a vida e a natureza.

A vida é um fenômeno extraordinário, surpreendente e único. 
A vida é o espaço e o tempo de nossos sonhos, nossas esperanças, nossas paixões e nossos esforços. 
A vida é o começo de nossa história e nossa história é o encontro com a vida. O ser humano é chamado a respeitar a vida.

Ser bom para os animais e as plantas é respeitar e proteger a vida. É, também, tomar consciência da relação que existe entre o homem e as demais espécies animais e vegetais. 
É respeitar a natureza e se comprometer ativamente com a integridade do meio ambiente, entendendo que o desenvolvimento sustentável exige pessoas que se preocupem com o futuro e que estejam dispostas a assumir uma atitude solidária com o destino da humanidade e de outras espécies que convivem no ecossistema mundial.

Para os Escoteiros, a proteção da vida é parte da Lei e é um reflexo dos princípios que nos guiam. 
Comprometemos-nos a amar a Deus, criador da vida, e a servir aos nossos semelhantes, fazendo deste mundo lindo e maravilhoso em que vivemos, um lugar melhor para todos, os que agora o habitam e os que o habitarão no futuro. 

TUDO PELA ECOLOGIA!